A Enel X Brasil integra o consórcio vencedor do leilão realizado pelo município de Caruaru (PE).e vai assinar um contrato de 20 anos para administrar o parque de iluminação do município. O investimento no projeto é de aproximadamente R$ 100 milhões, de acordo com o valor previsto no edital. A companhia, juntamente com as empresas Selt Engenharia e Mobit, integra o consórcio vencedor do leilão realizado pelo município e será responsável por modernizar e gerenciar o sistema de iluminação pública da cidade. Este é o segundo projeto de PPP que a companhia vai operar no país, alinhado à estratégia da Enel X de investir em iluminação pública no Brasil com tecnologia e eficiência.

São mais de 34 mil pontos de iluminação pública. Apenas nos dois primeiros anos do contrato de concessão, a Enel X modernizará todos os pontos de iluminação na cidade usando LED. O contrato prevê ainda a expansão do parque ao longo do contrato e a modernização para LED, sendo que cerca de 14,8% deste total de luminárias será equipado com tecnologia de gestão remota via Telecontrole. A empresa também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia de pelo menos 48,4% de eficiência energética.

De acordo com Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil, a missão da empresa é alcançar uma posição de destaque neste mercado em até cinco anos. No Brasil, muitos sistemas de iluminação pública urbana ainda dependem de iluminação tradicional que usam fontes de luz obsoletas e ineficientes. Segundo ele, será possível à administração pública de Caruaru transformar a infraestrutura de iluminação, incluindo alguns pontos turísticos, em um ativo valioso que tornará as áreas urbanas mais seguras, modernas, eficientes e atraentes

A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 2.8 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no país utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados. Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação.

Também é possível criar cenários específicos para programar a dimerização (redução dos fluxos luminosos) da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.